Os últimos anos foram fundamentais para os e-commerces e vendas digitais. Dessa forma, esse modelo de negócios se mostrou uma maneira eficiente e lucrativa de movimentar as vendas de uma loja. Entretanto, você sabia que ao incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook, é possível potencializar esses resultados?
Em épocas em que o e-commerce ganha cada vez mais relevância a cada dia que passa, por facilitar aos consumidores novos comportamentos de consumo, aplicar essas estratégias em suas vendas pode ser extremamente vantajoso para a sua loja online.
Além da opção de conectar o seu catálogo a diferentes anúncios com o Facebook Ads, você também pode atribuir permissões para que outras empresas parceiras ou pessoas possam movimentar o seu catálogo.
Continue lendo este artigo para aprender como incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook.
O que é o catálogo de produtos do Facebook?
Como você deve imaginar, o catálogo de produtos do Facebook é uma área onde é possível guardar todas as informações sobre os produtos que você deseja vender na própria rede social ou no Instagram e até mesmo para anunciar.
Assim, é uma alternativa para aumentar os lucros do seu e-commerce, seja para quem abriu um e-commerce agora ou para quem já atua há algum tempo no mercado.
Sabe quando você adiciona um produto no seu carrinho de compra, mas acaba por não comprá-lo naquela hora? E milagrosamente, tempos depois, enquanto você desliza o seu feed do Instagram ou do Facebook você começa a notar a propaganda daquele mesmo produto várias vezes.
Possivelmente, aquele anúncio esteja vinculado ao catálogo de produtos do Facebook e ao e-commerce daquela marca.
Resumidamente, o catálogo agrupa todos os itens que você deseja anunciar com as informações necessárias para o conhecimento dos compradores, como:
- fotos;
- descrições;
- valores;
- endereço do seu site;
- estado do produto – novo ou usado;
- disponibilidade de estoque;
- nome da marca;
- entre outros.
Ao incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook, você tem a chance de encontrar um público que está presente nessas redes sociais, aumentando as suas oportunidades de vendas.
Além do mais, com o catálogo do Facebook é possível integrar os itens à venda na loja virtual do Facebook e no Instagram Shopping.
Como criar um catálogo de produtos no Facebook
O gerenciador de comércio é a principal ferramenta para criar e gerenciar um catálogo. Por meio dele você pode criar rapidamente um catálogo e ainda dar o acesso para que outras pessoas possam também gerenciá-lo.
Confira abaixo como criar um catálogo no gerenciador de negócios:
- Acesse as configurações do negócios;
- Escolha as fontes de dados;
- Selecione a opção Catálogos;
- Selecione Adicionar e Criar um catálogo;
- Dê um nome ao catálogo e selecione o tipo de fonte de dados dos produtos que você deseja vender;
- Selecione o Criar catálogo;
- À esquerda, escolha as pessoas no gerenciador de negócios as quais você deseja dar acesso ao catálogo. À direita, escolha criar anúncios ou permissões para Gerenciar catálogo e escolher atribuir. Caso você não queira conceder o acesso a mais ninguém, escolha a opção Cancelar para pular essa etapa;
- Por fim, selecione os pixels ou SDKs do aplicativo que deseja conectar ao catálogo e escolha Salvar;
- Caso você não tenha um pixel ou SDK de aplicativo, ou queira configurá-lo mais tarde, escolha Cancelar para pular essa etapa.
Após seguir essas etapas você terá criado um catálogo no Gerenciador de Negócios do Facebook. Confira abaixo como adicionar e gerenciar itens ao seu catálogo!
Como incluir produtos do seu e-commerce no seu catálogo do Facebook
Passo a passo simples e prático para incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook. Confira:
- Acesse o gerenciador de negócios da sua loja e selecione o catálogo que você criou;
- Escolha a aba Catálogo e clique em “fonte de dados”;
- Selecione “adicionar itens”. No menu, escolha “múltiplos itens”;
- Escolha o “feed de dados” e, após isso, “avançar”;
- Certifique-se de que todos os dados estão corretos e confirme a sua planilha, selecionando “sim” e, em seguida, “avançar”;
- Selecione o arquivo que deseja carregar, escolha entre as opções “carregando do computador”, “usando uma URL” ou “usando uma planilha do Google”.
Um ponto importante dessa inclusão é que a maioria das plataformas de e-commerces já oferecem essa planilha, então, basta verificar com a sua plataforma para realizar o download deste arquivo.
Principais formas de carregamento de arquivos
Agora que você já aprendeu como incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook, entenda como funcionam os principais meios de carregamento de um arquivo. Acompanhe!
Carregamento do computador
Com o carregamento do computador você realiza o upload do seu arquivo diretamente do seu computador. Essa é uma ótima opção para quem não altera com frequência esses itens.
URL
Nessa opção você fornece o link para o arquivo salvo em um site de hospedagem ou servidor como o Magento ou o BigCommerce. Essa opção é ideal se os dados do seu site mudam com frequência, e com ela você pode agendar atualizações automatizadas.
Planilha do Google
Forneça um link para o arquivo como uma planilha do Google. A opção é mais adequada também se os seus itens mudarem constantemente.
Como vimos neste artigo, em poucos passos é possível incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook e aproveitar mais esse canal de vendas para aumentar os lucros do seu e-commerce.
Está em busca de uma contabilidade especializada para ajudar você a solucionar problemas financeiros e tributários do seu e-commerce? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!