Uma plataforma para e-commerce é um sistema pré-configurado que deve facilitar a criação de um site para vendas on-line. Sendo assim, o lojista deve incluir todas as configurações da sua loja do zero.
Entretanto, muitos empreendedores acabam em dúvida sobre qual é a melhor plataforma. Por isso, conheça neste artigo as 5 melhores e escolha aquela que melhor atenda às necessidades da sua empresa. Confira!
Como escolher uma plataforma de e-commerce
O primeiro passo para escolher para quem deseja abrir um e-commerce é identificar qual o orçamento que será destinado para despesas com a plataforma onde a loja virtual será hospedada.
Quanto maior o nível de personalização, maior será o investimento necessário com a plataforma que o e-commerce será hospedado. Ou seja, quanto maior a personalização, maior será o custo para alcançar esse resultado.
Plataformas que cobram preços mensais fixos, por exemplo, são mais engessadas e você utiliza apenas as funcionalidades já disponíveis. Desse modo, quando houver necessidade de personalização exclusiva não será possível realizá-la.
Sendo assim, uma boa opção é buscar plataformas onde é possível adquirir os módulos necessários separadamente para desenvolver o seu e-commerce, e assim sua loja será independente e terá uma estrutura melhor.
Além disso, para escolher uma boa plataforma para o seu e-commerce avalie todos os recursos que você precisa e tenha em mente os objetivos que a sua empresa deseja alcançar.
5 melhores plataformas para e-commerces
Abrir uma loja virtual necessita de muito trabalho e dedicação. Você deve lidar com clientes, acompanhar tendência, processar pagamentos, gerenciar estoques e muito mais. Porém, o primeiro passo para estruturar a sua loja on-line é escolher a plataforma para e-commerce que será utilizada.
Para ajudar você nessa escolha, seguem abaixo as 5 melhores plataformas para montar o seu e-commerce. Acompanhe!
Shopify
A Shopify é uma das plataformas mais populares entre quem está iniciando em vendas digitais. A plataforma é totalmente em português e oferece diversos templates gratuitos, prontos para serem utilizados e você pode começar a vender imediatamente.
Atualmente a plataforma possui planos mensais e preços acessíveis que atendem empresas de pequeno e grande porte. Além do mais, ela é uma plataforma robusta que oferece as principais funcionalidades que você vai precisar, ou seja:
- Domínio próprio;
- Botão de comprar pode ser inserido em qualquer site ou blog;
- Conexão com marketplaces;
- entre outras.
Outra vantagem da Shopify é que você pode experimentar a plataforma por 14 dias gratuitamente, sem precisar fornecer informações do seu cartão de crédito.
WooCommerce
A WooCommerce atua de maneira diferente das demais plataformas. Trata-se de um plugin utilizado no WordPress para a criação de lojas virtuais. A plataforma é confiável e gera resultados significativos.
Além disso, a WooCommerce é personalizável, ou seja, permite a utilização de várias extensões pagas ou gratuitas, assim atende todas às suas necessidades.
A WooCommerce é ótima para grandes e pequenas empresas, pois permite que você escolha exatamente as funcionalidades que você precisa para que a experiência do seu consumidor seja a melhor possível.
Magento
A Magento é uma plataforma parecida com a WooCommerce. Elas são plataformas grátis que possuem módulos, pagos ou gratuitos, para que você desenvolva a sua loja. Dessa forma, ela é uma opção totalmente personalizável e segura, com todo suporte técnico que a sua loja online necessita para crescer de maneira sólida e eficiente.
Como vimos acima, a plataforma oferece módulos pagos ou gratuitos que trazem para o seu e-commerce funcionalidades desenvolvidas por colaboradores do mundo todo. Assim, elas levam o seu e-commerce para um cenário onde é possível customizar todos os recursos existentes. Até mesmo criar o gerador de boleto eletrônico e o módulo dos correios, são exemplos disso.
VTEX
A plataforma nacional atende grandes empresas do mercado como O Boticário e C&A. Assim como a Shopify, ela funciona com planos personalizados para cada necessidade, e cada cota possui uma taxa exclusiva.
A VTEX é conhecida como uma plataforma cloud commerce, ou seja, seu armazenamento é em nuvem, o que garante que problemas por excesso de acessos não ocorrerão com a sua loja.
Assim como outras plataformas que funcionam desse modo, a VTEX possui toda a estrutura necessária para que lojistas possam cadastrar seus itens, além de integrar métodos de pagamento, cálculos de frete e muito mais. Sendo assim, a VTEX não foca apenas na venda do produto, mas em todo o ambiente online e experiência do cliente.
Neemo
Mais simples entre as cinco plataformas que vimos até aqui, a Neemo funciona apenas para e-commerces de entrega local e que estejam iniciando suas entregas via delivery. A plataforma é completa e pode ser gerenciada facilmente. Além do mais, é bem intuitiva para os usuários que irão utilizar a sua loja.
Além da escolha de uma boa plataforma para o seu e-commerce, outro fator que não deve ser deixado de lado na abertura de uma loja online é a sua contabilidade.
Deseja saber mais a respeito desse assunto? Então, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!