Neste artigo mostramos como consultar o INSS de modo fácil e prático, seja no computador ou celular.
Hoje em dia, muitas coisas podem ser solucionadas sem precisar sair de casa e enfrentar uma longa fila. E com o seu INSS não é diferente.
Portanto, por meio da plataforma do Meu INSS, que está disponível através do site ou de aplicativo para celular ou tablet, o trabalhador ou segurado consegue consultar seu benefício apenas usando o CPF.
Meu INSS: consultas online
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu uma solução online que tem facilitado a vida dos seus beneficiários, que é a plataforma “Meu INSS”.
Você pode consultar o benefício do INSS tanto pelo aplicativo gratuito como pode fazer todo o processo pelo site, diretamente do seu computador ou mesmo navegador do celular também.
Assim, com essa plataforma há como fazer a solicitação do benefício, inscrição, consultas, agendamento de perícia, consulta de calendário de benefício e muito mais.
A plataforma apresenta mais de vinte serviços que podem ser realizados online, de forma prática e segura.
Dessa forma, resolver questões relacionadas ao INSS será um processo muito mais simples e rápido.
Se quiser saber como a plataforma funciona, a seguir temos mais informações sobre a criação de cadastro e utilização.
Primeiros passos: cadastro no Meu INSS
É necessário primeiro criar um cadastro na plataforma.
Para isso acesse o seguinte endereço https://meu.inss.gov.br/ ou busque por “Meu INSS” na loja de aplicativos do seu celular ou tablet.
Há, contudo, como utilizar alguns serviços ali sem precisar criar um cadastro também. Mas é recomendado criar esse cadastro, pois assim o segurado consegue acompanhar todo o andamento da sua solicitação.
Para se cadastrar, siga o passo a passo a seguir:
1 – No endereço apresentado ou app, vá em “Entrar com gov.br”;
2 – Na tela que surgir agora basta que você informe o seu CPF;
3 – Clique em “Continuar”;
4 – Agora surgirão algumas opções para fazer a validação do seu cadastro: validação facial, com o número do CPF, por meio de Internet Banking, etc. Escolha a que for melhor para você;
5 – Agora basta ir informando o que a plataforma for pedindo. No geral, há que ser informado o CPF, e-mail, número de telefone, nome e sobrenome e também o RG. Deverá também informar o nome da mãe, seu mês e ano de nascimento e apresentar informações sobre seu vínculo empregatício;
6 – Após passar todos esses dados, crie uma senha para acessar o MEU INSS;
7 – Pronto. Agora você já tem uma conta na plataforma é poderá seguir o passo a passo do tópico “Como fazer consultas e agendamentos” para consultar o INSS.
Serviços oferecidos na plataforma
Pela plataforma, o beneficiário terá acesso a serviços como: salário maternidade, extrato de contribuição (CNIS), agendamento e simulação de aposentadoria, retirar extrato de pagamento do benefício, solicitar perícia, consultar empréstimo consignado, consultar o benefício do INSS e mais.
Deste modo, são vários serviços essenciais disponíveis para que você evite perder muitas horas do seu dia em filas.
Como fazer consultas e agendamentos
Tal como mencionado, existe a opção para realizar consultas e agendamentos sem precisar de cadastro (mas não é o recomendado). Nesse caso, apenas acesse a plataforma do Meu INSS e vá onde diz “serviços sem senha”.
Além disso, há como emitir guia de pagamento, comunicar acidente de trabalho, realizar um novo pedido, agendar perícia dentre outras opções. Tudo isso sempre precisar de um login no site ou app.
Mas se optar pelo cadastro, seguindo o passo a passo que mostramos aqui, agora terá apenas que logar na plataforma. Faça login informando seu CPF e senha criada. E depois estará na área de serviços.
É comum que no primeiro login no app ou site seja solicitada uma autorização de uso dos dados pessoais. Nesse caso, basta autorizar para seguir para a área de serviços.
Contudo, se você esquecer a senha para logar, pode fazer a recuperação. Para tanto, basta ir em login, adicionar seu e-mail e na hora de colocar a senha clicar em “esqueci minha senha” e eles fornecerão todos os passos para conseguir recuperá-la.
Leia também: Como declarar Imposto de Renda: veja os passos necessários
Como consultar o INSS pelo telefone
Aqueles que não se sentirem confortáveis ao consultar o INSS pelo site ou app, existe uma terceira opção, que é a consulta por telefone.
Para consultar o INSS pelo telefone basta ligar para 135, mas é algo mais demorado. Ali será necessário aguardar o atendimento por um atendente, mas pode ser também que te direcionem para o aplicativo ou site do Meu INSS.
Declaração de Beneficiário (consta/nada consta)
Se deseja emitir a Declaração de Beneficiário (conhecida também como consta/nada consta), que é o documento que mostra se existe um benefício do INSS em seu nome, acesse a plataforma e onde diz “Do que você precisa?” apenas escreva “Declaração de Beneficiário do INSS”.
Para essa solicitação você precisará do seu CPF somente. Mas se você for procurador ou um representante legal, então precisará ainda do RG ou CNH e da procuração ou um termo de representação legal.
Lembre-se de sempre manter seu cadastro atualizado na plataforma. todavia, se precisar alterar algum dado que esteja incorreto, basta ir em “Meu Cadastro”. Ali poderá realizar alterações quando necessárias.