O sucesso do seu e-commerce também depende da manutenção de uma boa contabilidade.
As vendas online têm revolucionado o modo como as empresas atuam, sendo que mesmo diante de cenários de crise na economia esse meio oferece muitas vantagens. E é essencial dispor de procedimentos estratégicos se quiser fazer mais do que vender.
Focar somente nas vendas não trará um desempenho financeiro eficaz para o seu e-commerce. É por isso que hoje trouxemos 5 dicas de contabilidade para e-commerce que te ajudarão a conquistar mais resultados por meio de procedimentos eficazes.
1 – Tenha um planejamento estratégico
O primeiro passo para mudar a realidade do seu e-commerce através da contabilidade é elaborar um planejamento estratégico.
Nesse planejamento estarão informações sobre: processo operacional, modelo de negócio, produtos e/ou serviços, fornecedores, etc.
Dentre as principais preocupações hoje, sua empresa deve dar prioridade para rastrear as despesas e garantir o estoque das mercadorias comercializadas, por exemplo. Tenha em mente que boa parte dos relatórios financeiros terão como foco o estoque atual.
É importante manter um planejamento financeiro e também contábil para que sua loja vá muito mais longe.
2 – Escolha o regime tributário adequado
A escolha do regime tributário adequado garantirá que você faça o pagamento dos tributos que são cabíveis para o porte e tipo de negócio que possuir. Assim é possível otimizar os custos do negócio.
E, atualmente, no Brasil, estão disponíveis as seguintes opções de regimes tributários indicados para e-commerce: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
Lucro Real e Lucro Presumido se tratam de regimes tributários votados para as empresas com um faturamento anual de até R$ 78 milhões ou superior.
Mas o Simples Nacional é a principal escolha de empresas de pequeno e médio porte classificadas como e-commerce.
3 – Conheça os tributos que recaem no e-commerce
Você sabe todos os tributos que o seu e-commerce paga hoje? Ter acesso a esse dado é algo crucial para manter a saúde financeira dele e evitar pagamentos indevidos.
Nesse caso, seria ideal ter o auxílio de um contador, já que se trata de um processo um pouco mais complexo. Isso é importante para evitar desperdícios de capital e também de tempo.
4 – Diagnóstico da saúde financeira do e-commerce
A quarta dica que damos aqui é que que seja realizado um diagnóstico da saúde financeira do e-commerce. Isso significa colocar numa planilha ou software voltado para a gestão financeira do negócio todas as informações referentes a finanças, tais como:
– Os lucros obtidos no mês;
– Nível de endividamento (inclusive, ter isso anotado ajudaria a ter uma visão melhor sobre as saídas da empresa e como fazer gastos mais adequados e inteligentes);
– Faturamento médio com as vendas;
– Entre outras.
Desse modo, será possível analisar a saúde financeira da empresa e saber se há a necessidade de realizar alguma melhoria.
Isso ajudará também na tomada de decisões, a fim de que sejam mais assertivas. Além do que, esse diagnóstico ajudará nos momentos em que a empresa realizar investimentos ou fizer a contratação de mais profissionais para integrar a equipe, por exemplo.
Esse é também um processo que é recomendado ser feito por um escritório de contabilidade. E optar pelos serviços de uma empresa de contabilidade especializada em atender e-commerce será ainda melhor.
5 – Acompanhamento do fluxo de caixa
Já tem uma conta bancária apenas para a empresa? Se não, então é hora de providenciar uma. Isso é importante para manter a organização das finanças dela e saber se está tendo lucros ou prejuízos.
E o que ajuda a saber sobre as entradas e saídas do seu negócio também é acompanhar o seu fluxo de caixa. Os resultados apresentados aqui ajudarão a tomar decisões importantes.
Ainda sobre isso, esteja atendo as datas. É imprescindível realizar os pagamentos das contas em dia para evitar multas. E fique atento as saídas desse tipo.
Determine o quanto sua empresa planeja gastar semanalmente. Com isso você pode saber se a empresa estará em apuros (por exemplo, tendo que gastar acima do limite estabelecido e além do que está entrando na semana).
Veja a seguir outras dicas importantes para garantir melhorias no fluxo e caixa do seu e-commerce:
– Mantenha uma reserva financeira para cobrir os custos da empresa no caso de algum imprevisto;
– Se puder, ofereça planos com assinatura mensal para seus clientes ou algo do tipo, com isso você garante a entrada de dinheiro;
– Não é necessário complicar as coisas. Não precisa elaborar um demonstrativo financeiro com infinitas páginas, mas que disponha do necessário e seja o mais simples possível.
Seremos seus aliados!
E sabe quem também pode te ajudar a manter a contabilidade do seu e-commerce em dia e contribuir para potencializar seus lucros? O seu contador.
Tendo ao seu lado especialistas em contabilidade, os resultados com sua loja virtual serão ainda melhores.
Fluxo de caixa, tributos, impostos, custos, balanço patrimonial e mais, em tudo isso sua empresa pode ser auxiliada pela Copiloto Contabilidade. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a acelerar seus resultados.