Para manter uma boa contabilidade no negócio, é importante entender alguns termos. Ativos e passivos são dois desses termos essenciais para se entender mais sobre.
Na hora de realizar o balanço patrimonial, por exemplo, esses dois termos estarão constantemente presentes.
Mesmo que você possua um contador para cuidar da parte financeira, conhecer alguns aspectos dessa área é importante para realizar processos melhores tanto nela quanto nas demais áreas da empresa.
E os ativos e passivos são dois elementos de suma importância para conhecer a situação do negócio e identificar o que precisa ser mudado para que ele possa evoluir e gerar mais lucros.
Quer entender mais sobre eles e sua importância? Confira o que preparamos a seguir e esclareça todas as suas dúvidas.
Diferenças entre ativo e passivo numa empresa
Como principal diferença entre ativos e passivos há que o ativo representa as entradas e os bens que a empresa possui, enquanto isso, o passivo se trata das saídas e das dívidas que essa empresa tem que assumir.
Mas iremos além sobre cada um deles. A seguir explicamos mais sobre as características desses elementos que são fundamentais para a contabilidade.
Sobre o ativo
Tudo o que representa valor para uma empresa é classificado como ativo. E nisso se pode considerar: o dinheiro que está no caixa, as máquinas e moveis que pertencem a empresa, os créditos que ela receberá, entre outras coisas.
Desse modo, tudo o que é considerado de valor para uma empresa pode ser considerado como ativo dela.
E ainda aqui existem dois tipos de ativos que são: ativo circulante e ativo não circulante.
O ativo circulante se trata de um ativo caracterizado como bens e direitos que se pode converter em dinheiro num curto prazo. E aqui se pode tomar como exemplo as mercadorias que estão numa loja, as dívidas dos clientes (dinheiro a receber), o dinheiro em caixa, entre outros.
Já o ativo não circulante é aquele onde a conversão em dinheiro aconteceria apenas no longo prazo. Assim, para fazer a transformação de um ativo não circulante em dinheiro isso poderia levar até mais tempo do que o fim do ano vigente.
Os ativos não circulantes podem ser: patentes, veículos, investimentos de longo prazo, empréstimos concedidos, tecnologias que a empresa desenvolveu, etc.
Conhecendo os passivos
Um passivo se trata de uma dívida. Nesse caso, os passivos de uma empresa são as dívidas e demais obrigações financeiras que ela possua.
E os passivos ainda podem ser classificados em passivos exigíveis e não exigíveis.
Sobre os passiveis não exigíveis, esses são os que levam em conta o patrimônio líquido e o capital social dos sócios da empresa.
Por sua vez, os passivos exigíveis são divididos em passivos circulantes e não circulantes.
Os passivos circulantes se tratam dos que a sua empresa teria que pagar no ano de exercício vigente. E aqui se pode citar: impostos, parcelas dos empréstimos, títulos, pagamento dos funcionários, pagamento dos fornecedores, entre outros custos.
Em contrapartida, os passivos não circulantes se caracterizam nas despesas e dívidas que a empresa deve quitar dentro de um prazo que supera o ano de exercício vigente. E aqui se pode exemplificar: financiamentos que vão além do exercício, despesas resultantes de ações legais ou trabalhistas, entre outras.
A importância dos ativos e passivos na contabilidade da sua empresa
Não importa se você é um profissional liberal como um médico, se é um youtuber com CNPJ ou empreendedor digital que possui um infoproduto ou promove um ou mais desses, entender os ativos e passivos da sua empresa é algo muito importante.
Antes de qualquer coisa, é importante saber que é praticamente impossível um negócio operar sem possuir passivos. Isso é totalmente normal, afinal de contas se terão dívidas com fornecedores, com os funcionários, também com promoções de marketing, empréstimos para ampliar o negócio, entre outras.
Por isso que é muito importante entender os passivos e ativos da sua contabilidade, pois você seria capaz de se programar para os mesmos. E há muitas vantagens nisso.
Primeiramente, tendo conhecimento sobre eles será possível equilibrar as contas do negócio. Há então como maximizar os seus ativos e fazer a redução dos passivos, o que ajudará a aumentar os lucros.
Outra vantagem em saber sobre seus passivos e ativos é que será possível realizar um bom planejamento financeiro. Isso será de suma importância para programar o pagamento de dívidas e fazer o controle dos investimentos.
E sabe quando você decidir que é hora de buscar recursos para injetar no negócio? Nesse caso, os investidores podem querer analisar a relação entre ativo e passivo nele.
Logo, se tudo estiver organizado e houve um equilíbrio entre os custos e os valores disponíveis, então as chances de conseguir captar investidores será ainda maior.
E para o balanço patrimonial, os ativos e passivos são importantes para sua estruturação. Com eles é possível realizar um relatório contábil, que apresenta as condições da empresa agora e como ela estaria no futuro em relação as suas finanças.
Contrate profissionais qualificados
Se precisa de ajuda especializada, conte com os profissionais da Copiloto Contabilidade.
Oferecemos diversos serviços de contabilidade, seja para abertura, legalização ou manutenção numa empresa. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços.