ESTOU SEM MOVIMENTO. DEVO BAIXAR MINHA EMPRESA OU DEIXAR INATIVA?
Essa é uma dúvida frequente entre empreendedores que finalizam suas atividades empresariais, mas que vislumbram a possibilidade de voltar a atuar pela empresa no futuro. Qual é a melhor opção: baixar a empresa e, se precisar, abrir uma nova posteriormente, ou deixar a empresa atual inativa? Vamos examinar essa questão ponto a ponto.
EMPRESA INATIVA
Primeiramente, é importante desmitificarmos a ideia da empresa Inativa.
Não existe situação cadastral ‘Inativa’ para a Receita Federal. Em situações regulares, a empresa somente pode estar ‘ativa’ ou ‘baixada’.
Dessa forma, uma empresa que se encontra sem movimentações contábeis e financeiras em um determinado ano calendário, ainda terá obrigações a serem enviadas à Receita Federal, Sefaz e Prefeitura, que podem gerar multas altíssimas por atraso ou falta de entrega.
As declarações e suas periodicidades dependerão do tipo empresarial e regime tributário escolhido, contudo, é certo que uma empresa nessa situação gera despesas regulares ao empresário.
BAIXA DA EMPRESA
Existe um processo específico que deve ser seguido para a baixa de uma empresa. Trataremos disso em um post mais adiante.
Por ora, o que precisamos saber é que existe um custo único para a baixa da empresa e, uma vez baixada, não trará nenhum outro custo futuro.
E ENTÃO, DEVO BAIXAR MINHA EMPRESA OU DEIXAR INATIVA?
Depende. É preciso analisar se há previsão concreta de retorno da operação empresarial em um futuro próximo, e ponderar os custos periódicos da empresa sem movimentação em relação ao custo fixo da baixa.
Além disso, outro custo que deve entrar na equação é o da abertura de uma nova CNPJ, no caso do empresário ter optado por baixar a empresa, e precisar abrir uma nova.
De qualquer forma, é de suma importância uma conversa com um contador, para que possa analisar a situação baseado em números concretos.
Muito empresários deixam suas empresas paradas, sem movimentação e sem nenhum cuidado de um contador. Depois de algum tempo, descobrem que estão devendo valores altíssimos de multas por falta de envio de declarações, o que pode causar sanções mais duras.
A Copiloto é uma empresa contábil que preza pela proximidade com o empresário, orientando-o em situações como essa.
Está precisando baixar sua empresa ou de alguém de cuide dela em um período de inatividade? Entre em contato conosco.