Passo a passo para calcular corretamente o preço de produtos e serviços

Entender como calcular corretamente o preço de produtos e serviços é fundamental para manter o capital de giro positivo e, assim, controlar custos variáveis ou fixos. Esse cálculo é a base para o lucro, pois o cliente é muito sensível às alterações nos preços, optando, com frequência, pelos mais baixos.

Sendo assim, cuidar bem da precificação de serviços e produtos é crucial para que a sua empresa consiga ser rentável. 

Muitos empreendedores utilizam a velha prática em que consideram apenas o valor da compra, sem ponderar outras variáveis ligadas ao produto ou mercado. E, em alguns casos, o negócio pode passar por dificuldades para quitar as contas no fim do mês, causando diversos problemas ligados à gestão e saúde financeira da empresa.

Assim, para precificar corretamente um produto ou serviço é necessário considerar, além do valor total de custos, o valor agregado à sua marca, os preços dos concorrentes, o perfil dos consumidores que você deseja atingir, entre outros fatores.

Confira, neste texto, como realizar a precificação de produtos de maneira adequada!

 

Qual a diferença entre preço e valor

Poucas pessoas sabem, mas preço e valor são dois fatores que eventualmente se encontram em algum ponto, porém vão em direções divergentes. Antes de realizar a precificação dos seus produtos ou serviços, você precisa entender o que cada conceito significa. Portanto, vamos começar especificando e definindo o que é o valor do produto e o preço que ele deve ter no momento da venda.

O preço tem ligação direta com fatores de produção, encargos etc. Por outro lado, o valor de um serviço ou produto está conectado com a forma como os consumidores enxergam a sua marca. Você só descobrirá o valor da sua marca ao realizar pesquisas com o seu público.

Por que, então, o preço tem relação com a fórmula que você precisa utilizar na sua precificação? Se você cobrar um preço muito abaixo do mercado, você realizará algumas vendas, porém alcançará um público diferente daquele que alcançaria com preços mais altos. Já, por outro lado, os preços elevados podem valorizar o produto. 

Relacionar preço ao valor da sua marca depende de quem você quer atingir, sua localização, nicho do mercado, entre outros fatores.

Cinco passos para calcular corretamente o preço de produtos e serviços

Saber definir o preço de venda mais adequado para o seu serviço ou produto exige muita atenção e responsabilidade. Por isso, veja algumas dicas que preparamos para ajudá-lo!

Saiba qual o seu custo unitário

Para fazer o cálculo do preço, o primeiro passo é descobrir o custo unitário do produto, ou seja, o quanto você pagou por uma unidade.

A conta para chegar a esse número é simples: você deve dividir o valor pago pela quantidade de itens que comprou.

Calcule as despesas

Agora que já sabe o valor unitário de cada item, você precisa analisar todas as despesas da empresa. Assim, estão neste cálculo os gastos fixos e variáveis que devem ser pagos com as vendas do seu negócio.

Portanto, você deve realizar uma estimativa de quantos produtos serão necessários vender para pagar a sua operação. O que sobrar será o seu lucro.

Independentemente da modalidade para calcular despesas, não se esqueça de incluir os impostos e até mesmo os descontos que você pode dar aos seus consumidores.

Não ultrapasse sua margem

Ao ter uma estrutura de preços bem definida, com uma margem aplicada ao preço de cada produto, você saberá o mínimo que precisa vender. 

Se você já definiu uma margem que garanta a tranquilidade da sua empresa, respeite-a! Por exemplo, caso você queira ganhar 30% sobre o custo de um item, siga o seu planejamento, exceto se outros fatores demandarem uma mudança.

Conheça a margem de lucro e o markup

Esses dois termos são primordiais no momento de calcular o preço de produtos e serviços. Frequentemente, eles são confundidos.

A margem de lucro é a porcentagem que vai retornar ao seu caixa após você pagar todos os seus custos. Isto é: o preço menos os custos é igual à margem de lucro. Já o markup é o valor aplicado aos produtos, ou seja, o lucro que você deseja. 

Entendendo o que cada um deles representa, fica mais fácil se planejar para calcular os preços.

Verifique o preço de tabela e o mercado

No mercado, há tabelas de preços para todos os produtos que precisam ser vendidos, e você deve consultar e procurar exemplos antes de precificar os seus.

Sendo assim, uma pesquisa de quem são os principais concorrentes e por quanto eles vendem vai direcionar você a entender o mercado.

Como falado neste artigo, muitos empreendedores acabam por realizar a precificação de seus produtos ou serviços de maneira errônea, entretanto, com as dicas que vimos aqui, em poucos passos você pode precificar corretamente seus produtos, mantendo a sua empresa rentável. 

Está em busca de uma contabilidade digital especializada para ajudá-lo a calcular corretamente o preço de produtos e serviços? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

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