Declarar Imposto de Renda não é um bicho-de-sete-cabeças. É por isso que hoje aqui elaboramos um passo a passo sucinto e direto ao ponto para te ajudar a enfrentar o leão.
Quem deve declarar Imposto de Renda?
Segundo a Receita Federal, todos os cidadãos que tenham recebido no ano rendimentos tributáveis além dos R$ 28.559,70 precisam declarar o Imposto de Renda (IR).
Além disso, precisarão declarar Imposto de Renda também aqueles que fizeram a contratação ou quitação de empréstimos acima de R$ 5 mil no ano anterior ao da declaração.
Estar atento às regras estabelecidas para o IR é de suma importância, ainda mais porque, no caso de não realizar a declaração, há que ser feito o pagamento de uma multa. E essa multa pode chegar a 20% do valor do imposto.
Além disso, a não declaração do Imposto de Renda pode acarretar em crime de sonegação fiscal, o que pode levar a uma pessoa a reclusão de 2 a 5 anos.
Outra coisa que pode acontecer é a pessoa ter o CPF ou o CNPJ negativado, impedindo que se obtenha crédito e também que o contribuinte consiga fazer passaporte ou visto para viajar para outros países.
Documentos necessários para declarar o imposto de renda
Para fazer a declaração do Imposto de Renda, é importante separar os documentos necessários. Esses documentos são:
– Documentos pessoais como RG, CPF, título de eleitor e também o comprovante de residência;
– Cópia da declaração do IR do ano anterior;
– CPF dos seus dependentes legais;
– Informe de rendimentos (das fontes pagadoras);
– Cópias de recibos e notas fiscais emitidas (no caso de autônomos).
– Extrato do INSS;
– Informe de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada;
– Comprovante de rendimento e de pagamento de aluguéis;
– Recibos de gastos com educação e na realização de procedimentos médicos;
– Comprovantes de compra e venda de bens.
– Documentos de rescisões trabalhistas;
– Documentos referentes a outros tipos de recebimentos como doações, heranças, etc.
Passo a passo de como declarar Imposto de Renda
Agora que você já sabe e já organizou os documentos necessários, é hora de acessar o chamado Programa IRPF da Receita Federal.
Quem já fez a declaração do IR no ano anterior possuirá esse programa no computador.
Portanto, basta acessar o arquivo para atualizar a sua declaração.
Mas se estiver fazendo isso do zero, é importante visitar esse endereço: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf
Há como fazer a declaração online, sem precisar baixar nada para seu computador. Mas existe a possibilidade de baixar um aplicativo para seu celular ou tablet e fazer o procedimento todo por meio dele.
Acesse o Programa IRPF e escolha uma das opções:
– Criar Nova Declaração: se essa é a sua primeira vez fazendo isso;
– Importar Dados do IRPF: se quiser, há como agilizar as coisas importando o arquivo da declaração do ano anterior (mas é importante que esses dados estejam atualizados);
– Importar Declaração Pré-Preenchida: continue o preenchimento de uma declaração já iniciada. Você pode começar a preencher sua declaração e continuar em outro dia, com os dados sendo salvos.
Feito isso, informe seus dados atualizados como CPF, título de eleitor, etc.
Tipos de declaração
Depois de preencher com os dados solicitados, será necessário escolher o tipo de declaração. Há aqui a declaração de Imposto de Renda simplificada e completa.
E ali mesmo no programa da Receita Federal é indicada a melhor opção para você, conforme for preenchendo as informações.
Assim, se você possui muitos dependentes e também muitas despesas, a declaração completa pode proporcionar mais descontos. Mas esse exige que se tenha ainda mais cautela durante o preenchimento das informações.
Em caso oposto a esse, a declaração simples é mais prática, garantindo desconto de 20%.
Informe seus dados, documentos etc.
Nome, CPF, RG, endereço, título de eleitor, lista de dependentes, doações, custos com educação, pensão alimentícia e rendimentos tributáveis são alguns dos documentos e dados que você precisa informar para dar entrada na sua declaração de Imposto de Renda.
Portanto, é extremamente importante informar esses dados de forma correta, evitando dores de cabeça depois. Não tenha nenhuma pressa nesse momento.
Informe ali também os rendimentos isentos e não tributáveis, assim como despesas médicas.
Antes de enviar, revise tudo
Depois de informar todos os dados solicitados, revise tudo antes de enviar para a Receita Federal.
Mas mesmo se houver algum erro, há como fazer a correção. Basta que você acesse novamente o programa, siga até a declaração enviada, informe qual o número do recibo e fazer a correção.
Se estiver tudo certo, basta informar em seguida a sua conta bancária para, caso houver, receber a restituição do Imposto de Renda. Quem fez o pagamento mais que o devido do imposto tem direito a receber a restituição do IR.
Retificação da declaração do IR
Os erros na declaração de Imposto de Renda são coisas bem comuns de acontecer. É por isso que a Receita Federal permite que seja feita a chamada retificação, a fim de corrigir tais informações enviadas.
Para fazer isso, acesse o Programa IRPF e lá selecione “Declaração Retificadora”. Agora escolha a declaração na qual deseja realizar tal procedimento.
Se precisar de ajuda com seu imposto de renda, fale conosco!