Você já se perguntou como funciona a tributação para um influenciador digital? E como emitir uma nota fiscal? Essas duas perguntas estão entre as principais dúvidas de influenciadores digitais que buscam uma assessoria contábil. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre a tributação para influenciadores digitais.
Se você quer ganhar ainda mais como influenciador digital, precisa entender quais são as suas obrigações e como funciona a tributação para influencers.
Influenciadores digitais conseguem faturar alto com divulgações, patrocínios e parcerias com empresas que querem apostar no marketing de influência. Entretanto, poucos influenciadores digitais conhecem suas obrigações legais, dentre elas o pagamento de impostos.
A boa notícia é que você pode pagar valores de impostos acessíveis seguindo as leis, e isso pode ser conquistado com o auxílio de uma contabilidade especializada.
Para ajudar você, vamos falar neste artigo sobre como um influenciador pode emitir uma nota fiscal de maneira direta e prática.
O que é o marketing de influência?
Com o foco em despertar desejos e sentimentos parecidos com aqueles que passamos depois que uma pessoa próxima nos indica algo, assim, o marketing de influência é uma oportunidade que gera valor a uma marca, produto ou serviço a partir do discurso de influenciadores digitais.
Muitos utilizam gatilhos mentais de prova social e autoridades. Dessa forma, a colaboração entre influencer e marcas alcança novos visitantes, gera mais vendas e fideliza consumidores.
Porém, ao contrário de anúncios pagos e automatizados, a estratégia caminha de maneira humanizada, podendo aumentar as taxas de conversão.
Por que o influenciador digital deve se preocupar com tributações?
Por ser uma nova profissão, a atividade deixa muitas dúvidas sobre as obrigações fiscais, porém o influenciador, assim como outros profissionais também tem obrigações legais.
Os valores recebidos pelo trabalho de um influenciador digital estão sujeitos à tributação, podendo ele escolher entre tributar como Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.
Se o influenciador digital optar por abrir uma empresa, ele precisará pagar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, assim como CSLL, ISS, COFINS e PIS. Apesar de parecer que tem mais impostos a serem pagos, isso não significa que o valor será mais alto, já que ao optar pelo Simples Nacional, por exemplo, a alíquota de impostos começa em 6%.
Por outro lado, se o influenciador desejar tributar como Pessoa Física ele deve optar pelo Carnê-Leão, cuja alíquota pode chegar até 27%.
Sendo assim, o influenciador digital deve analisar a opção mais vantajosa, e nada melhor que um contador especializado no mercado digital para orientá-lo nesse momento.
Como a atividade no CNPJ impacta na tributação para Influenciadores digitais
Como você deve saber, um influenciador digital pode atuar em diversos cenários, como afiliado, infoprodutor, instagrammer, youtuber e muitos outros.
Dessa forma, ele precisa redobrar a atenção em atividades registradas em seu CNPJ. Isso porque, tudo que fizer deve estar em seu CNPJ e cada atividade exercida possui uma regra tributária.
Por exemplo, se um influenciador vender eBooks, ele pode ficar isento do pagamento de ICMS, PIS e COFINS dependendo do regime tributário. No entanto, para isso, precisará incluir a CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) 5811-5/00 para edições de livros, ou CNAE 4761-0/01 para comércio varejista de livros em seu CNPJ.
Caso os influenciadores trabalhem com mentoria, devem utilizar a CNAE 8599-6/04 para treinamento e desenvolvimento. Agora, se tiver e-commerce, os eventos são os produtos vendidos. Por exemplo, no caso de vestuário, a CNAE é 4781-4/00, que representa o comércio varejista de vestuário e acessórios.
Como emitir nota fiscal para influenciador digital
Agora que já sabe um pouco mais sobre a tributação para influencers, deve estar se perguntando como um influenciador digital pode emitir nota fiscal.
Muitas pessoas acreditam que a emissão de notas fiscais é muito complicada e exige conhecimentos avançados. Entretanto, o processo é simples e rápido.
Para começar, você deve contar com o apoio de uma contabilidade especializada para realizar a abertura do seu CNPJ de Influenciador Digital e assim registrar a sua empresa na prefeitura.
Após esse passo, com um CNPJ ativo e o registro na prefeitura da sua cidade, você receberá um acesso ao emissor de notas do seu município e poderá emitir suas notas fiscais gratuitamente e em poucos minutos.
Conclusão
Com a ajuda de uma contabilidade especializada em influenciadores digitais, você pode atuar tranquilamente conforme determina a legislação. Dessa forma, os contadores cuidarão de regularizar a sua empresa e atualizar as atividades em seu CNPJ, além de indicar qual o melhor regime tributário para você, o tipo de empresa e ainda garantem que você pague o menor imposto.
Ainda tem dúvidas sobre como um influenciador digital pode emitir nota fiscal, ou está em busca de uma contabilidade especializada para ajudar você a solucionar problemas financeiros e tributários da sua empresa, então, entre em contato com nossa equipe e saiba mais!