Quer expandir a sua loja e começar a atuar em marketplaces, mas não sabe como legalizar o seu negócio nem por onde começar? Então, este artigo foi feito para você!
O marketplace surgiu no Brasil em 2012 e é conhecido como um shopping virtual. Este modelo de negócio é considerado mais vantajoso para o cliente, pois reúne em apenas um local diversas marcas e lojas, otimizando a busca por melhores preços e produtos.
Muitas empresas nacionais e internacionais já aderiram a esse modelo de mercado, como Amazon, Shoptime, Mercado Livre e OLX.
Então, se você deseja aumentar seus lucros apostando nos marketplaces, acompanhe esse artigo e saiba como legalizar empresas neste ambiente.
Como legalizar sua loja em marketplaces
Entender como legalizar a sua loja é o primeiro passo para ter sucesso nesse novo canal de vendas. Por isso, confira, a seguir, os procedimentos necessários para abrir e regularizar o seu negócio.
Registrar o contrato social na Junta Comercial
Para começar, você deve solicitar o registro da sua empresa na Junta Comercial do estado. Este passo é essencial para você que deseja atuar no marketplace.
A Junta Comercial atua como um cartório de pessoas jurídicas, onde são registradas todas as movimentações que envolvem a criação, a alteração e o encerramento de uma empresa. Sendo assim, o contrato social é uma espécie de “certidão de nascimento” da empresa. Nele, deve conter as seguintes informações:
- nome dos sócios;
- qualificação dos sócios;
- capital social da empresa;
- endereço da empresa.
Você pode contar com o auxílio de uma contabilidade especializada em marketplaces para elaboração e registro do contrato social da sua loja.
Definir o regime tributário e societário da sua loja
Como você deve imaginar, a legislação fiscal brasileira disponibiliza ao empreendedor diversos regimes tributários e societários.
Atualmente, as empresas podem contar com três opções de regimes tributários:
- Lucro Real;
- Lucro Presumido;
- Simples Nacional.
Já quanto ao regime societário, há inúmeras opções, dentre elas:
- Sociedade Empresária;
- Sociedade Anônima (S.A.);
- Sociedade Simples;
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
- Empresário Individual.
Sendo assim, é responsabilidade do empreendedor, em conjunto com um contador, identificar as diferenças de cada regime para escolher a opção que oferece mais benefícios para a sua empresa.
Formalizar a empresa
Após fazer o registro do contrato social, é necessário formalizar a sua loja com o pedido de emissão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), documento obrigatório para as empresas.
O CNPJ tem a mesma função do CPF para pessoas físicas. Assim, ele é requisitado eletronicamente à Receita Federal, que pedirá documentos e informações para análise e liberação do documento.
Com o CNPJ em mãos, a sua loja estará devidamente registrada na esfera federal. Mas ainda será necessário solicitar a regularização nos âmbitos estadual e municipal.
Fazer a Inscrição Estadual
O registro das empresas perante o estado se dá por meio da Inscrição Estadual. Assim, o documento deve ser solicitado na Secretaria Estadual de Fazenda. Empresas que não contam com a autorização da Secretaria não podem emitir notas fiscais e, consequentemente, enviar mercadorias via transportadoras ou Correios.
Solicitar alvará de funcionamento e Inscrição Municipal
O último passo é solicitar o registro da sua loja na prefeitura da sua cidade, mesmo que a sua loja atue exclusivamente em e-commerce ou marketplaces.
A prefeitura é a responsável por autorizar o funcionamento de empresas com filiais ou sede em seus respectivos municípios.
Ao registrar e reconhecer o funcionamento da sua empresa no município, a prefeitura deve emitir a Inscrição Municipal e também o alvará de funcionamento. Este documento é fundamental para qualquer empresa no Brasil.
Dicas
Antes de começar a vender em marketplaces, além de legalizar a sua loja, é fundamental dedicar um tempo para analisar todas as opções disponíveis no mercado e, assim, escolher estrategicamente quais os melhores canais para sua oferta.
Para isso, você deve considerar o seu segmento, seu público-alvo e suas metas. Após escolher os marketplaces em que atuará, estude as regras exclusivas de cada canal, sem se esquecer de que elas mudam conforme a marca.
Uma loja que segue as normas e boas práticas do marketplace certamente terá o seu destaque e crescerá no canal de venda.
Após certificar-se de que a sua loja está legalizada e que você domina as normas dos marketplaces, não deixe de estruturar o seu processo, cadastrar seus produtos e iniciar suas vendas.
Os padrões dos marketplaces garantem que você invista em fotos de qualidade que chamam a atenção de seus consumidores e ajudam a definir uma estratégia mais assertiva.
Ao seguir os passos e as dicas acima, a sua loja estará legalizada para iniciar as vendas com sucesso em marketplaces.
Está em busca de uma contabilidade especializada para legalizar a sua loja em marketplaces? Entre em contato com nossa equipe e conte com ajuda especializada para legalizar a sua loja o quanto antes!