Uma dúvida que frequente recebemos na Copiloto Contabilidade é a seguinte: Declarar Imposto de Renda é obrigatório para negócios online? Por atendermos Afiliados, Produtores, Gestores de Tráfego e Influencers, que estão começando a formalizar seu negócio, frequentemente nos deparamos com essa dúvida. Mas afinal, é obrigatório ou não?
Um presente para você
Notamos que as dúvidas de quem tem um negócio online são semelhantes. Por isso criamos o e-book Negócios Online Pro, com o intuito de te ajudar a agir de forma profissional desde o início do seu negócio. O conteúdo desse texto saiu de dentro do Negócios Online Pro. Então, se você quiser aprender mais sobre esse assunto, baixe agora GRATUITAMENTE o e-book.
Quem está obrigado a declarar Imposto de Renda
Praticamente, qualquer pessoa que arrecade, ganhe, fature, valores acima de R$ 28.559,70, anualmente, precisa fazer a Declaração de Imposto de Renda. Ou seja, não faz muita diferença se seu negócio é online ou tradicional. O que vai determinar se você está obrigado a declarar imposto ou não, é seu volume de ganhos. Logo, Declarar Imposto de Renda é obrigatório para negócios online.
Um fator que pode diferenciar na hora de declarar e pagar o Imposto de Renda é ter ou não uma empresa. Caso você tenha uma empresa, emita Nota Fiscal dos seus ganhos, pague o imposto mensalmente e essa empresa apresente o resultado de lucro, esses valores serão declarados, porém não irão gerar imposto a pagar. Os ganhos que vieram de lucros de uma empresa, são isentos de Imposto de Renda. O entendimento da Receita Federal nessa situação, é que os impostos desses valores já foram pagos pela empresa anteriormente.
Caso você não tenha empresa, mas pague mensalmente os impostos como foi explicado no artigo Como não ser multado vendendo pela internet (Afiliado) – Passo a passo e em nosso vídeo no YouTube, isso deverá ser informado na declaração anual de imposto de renda e não haverá nada mais a pagar sobre aqueles ganhos. Porém se não foi feito pagamento de nenhum imposto no ano, essa será a hora de acertar as contas com a Receita Federal.
A grande vantagem de se pagar os impostos mensalmente é que você ainda está com o dinheiro na mão e pode pagar aos poucos, como se fosse de forma parcelada, porém sem juros.
Escolhendo pagar tudo de uma vez na Declaração de IRPF, você acaba tendo um desembolso maior de dinheiro, pois estará pagando o imposto do ano inteiro de uma vez só. É possível parcelar o imposto do ano em até 8 vezes, porém, seria parcelado com juros.
O risco de não pagar impostos
O risco de não se pagar os impostos é real e incalculável. Por que incalculável? Porque não se sabe a hora que a Receita Federal vai te cobrar o que não foi pago.
A Receita tem até 5 anos para cobrar impostos devidos. E pelo nosso dia a dia como contatores, percebemos um padrão: geralmente esses impostos são cobrados perto do prazo a vencer.
Ou seja, se você não pagar os impostos mensalmente ou anualmente, a Receita pode esperar 2, 3, 4 anos e te cobrar aquele valor com muitos meses de juros e multa.
Isso é muito ruim pois os juros e multa costumam ser bem caros e é uma dívida que vem sem planejamento algum. Quem garante que você estará em um bom momento para quitar essa dívida?
Recomendação
O mais recomendado é pagar os impostos mensalmente por uma questão de organização e por ser um desembolso menor de dinheiro.
Caso tenha dúvidas sobre esse assunto, entre em contato com a Copiloto, que teremos prazer em te ajudar.