gestão financeira

Manter as finanças em dia é essencial para o sucesso de uma clínica ou consultório. Nisso, a gestão financeira é algo que você precisa implementar se quiser ter lucros.

Você sabe dizer qual o ticket médio do seu consultório ou clínica? E qual o lucro líquido anual ou mensal? Tudo isso poderia ser respondido com o conhecimento mínimo sobre gestão financeira e a implementação dela.

Assim, para garantir que seu negócio que atua com serviços em saúde se destaque da concorrência e potencialize seus resultados, é necessário tomar decisões importantes sobre a alocação de recursos, mas isso só será possível tendo acesso a dados importantes, não fazendo isso com base na intuição.

Gestão financeira para consultório médico ou clínica: o que é isso?

Basicamente, a gestão financeira é um instrumento que contribui para o crescimento financeiro e geral das empresas. Por meio dela se pode tornar os processos envolvendo as finanças mais organizados e padronizados.

Com isso você mantém um controle financeiro mais eficiente.

A gestão financeira pode ajudar uma clínica ou consultório até mesmo a evitar encerrar as atividades.

Dados do IBGE apontam que uma a cada cinco empresas no Brasil acaba fechando as portas no primeiro ano devido, entre alguns fatores, a falta de uma boa gestão financeira.

Em muitos consultórios, a gestão financeira ainda é feita por métodos manuais. Mas hoje em dia os registros eletrônicos chegam para facilitar os processos e tornar o dia a dia no estabelecimento mais prático no que tange a parte financeira e operacional também.

Nas próximas linhas traremos dicas também sobre a transição da gestão financeira para o digital.

Dicas de gestão financeira para clínica ou consultório médico

Quem quer melhorar os resultados da clínica ou consultório médico deve investir em diferentes métodos para a gestão financeira. Não adiantaria de nada somente migrar para o digital e não dispor de uma estratégica e/ou planejamento eficaz.

É importante entender como desenvolver as práticas médicas com a gestão financeira no local.

Outra coisa importante é contar com o apoio de todos os profissionais que atuam na empresa. Assim, médicos, atendentes, os que atuam no escritório, contador, fornecedores, entre outros podem atuar alinhados para ajudar no crescimento e desenvolvimento do negócio.

Mas há ainda como contar com profissionais qualificados para ajudar na elaboração da gestão financeira do seu consultório ou clínica, o que será de grande ajuda para tornar os processos mais ágeis.

Um profissional dessa área pode ajudar realizando a digitalização de documentos, construindo um banco de dados para que se tenha acesso online ao sistema de gestão utilizados, etc.

Veja a seguir outras dicas importantes para realizar a gestão financeira da sua clínica médica ou consultório.

Fluxo de caixa atualizado constantemente

O fluxo de caixa é o instrumento que permite o registro de entradas e saídas financeiras da empresa. E mantê-lo atualizado é importante para saber como estão e como estarão as finanças do estabelecimento de saúde.

Então, através do fluxo de caixa sua clínica médica pode realizar previsões. Um exemplo é saber quando o caixa estará no azul ou no vermelho e se preparar para isso.

Planejamento financeiro

O que você espera da sua clínica médica ou consultório? Quais as expectativas para esse negócio? Quais as metas para o curto, médio e longo prazo?

Com o planejamento financeiro você pode garantir que seu estabelecimento se mantenha sempre em dia com suas obrigações e ainda tenha recursos para investir e ser ampliado.

Por meio dele também é possível evitar ter que recorrer a empréstimos ou financiamentos no curto prazo. Em outros casos, o planejamento financeiro é um instrumento capaz de ajudar sua clínica médica ou consultório a evitar recursos em caixa que não sejam utilizados completamente.

Retorno sobre investimento e outros indicadores

O sucesso de um negócio deve ser mensurado constantemente. Então os indicadores de desempenho (em inglês “key performance indicators”) ajudam a entender como anda sua empresa.

E na área da saúde os indicadores mais usados para medir resultados são:

ROI: para medir o retorno sobre investimentos. Por meio desse indicador você sabe se os investimentos que tem feito estão valendo a pena;

Ticket médio: um dos indicadores mais importantes para diferentes tipos de negócios. Por meio dele você sabe o valor médio que os pacientes gastam na clínica durante um período;

CAC (Custo de Aquisição por Cliente): basicamente, o quanto sua clínica médica gasta para atrair um paciente novo. E aqui é essencial que o CAC apresente um valor menor do que o ROI;

CRC (Custo de Retenção por Cliente): já esse é o custo que o seu estabelecimento de saúde possui para fidelizar um cliente. Também é necessário que o seu valor seja menor do que o do ROI.

Evite as glosas

As glosas nada mais são do que faturamentos que não são recebidos ou que são recusados nas clínicas ou consultórios devido a problemas com os convênios.

É comum que elas ocorram, por exemplo, se um dado do formulário do paciente seja preenchido errado e seja enviado assim para o convênio, estando diferente do que se encontra lá. E a menor falha pode fazer seu estabelecimento não receber pela consulta ou exame realizado.

Caso você esteja pensando que se trata de uma quantia pequena, fazendo os cálculos, no final do ano isso pode representar uma quantia expressiva. Por isso é importante ter um sistema de gestão financeira e integrar também um sistema de faturamento no modelo TISS.

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