A presença cada vez mais forte da internet em nossas vidas aumenta a importância do Marketing Digital na divulgação e venda dos produtos e serviços. Nesse contexto, o papel do infoprodutor também ganha destaque, pois ele é o profissional responsável por criar conteúdos para o universo online que chamem atenção para esse tipo de comércio.
Mas afinal, quem é e o que faz um infoprodutor?
Ao mesmo tempo que o universo online se tornou cada vez mais presente no nosso dia a dia, chamar a atenção nesse meio também tem sido um grande desafio. Afinal, entre tanta concorrência, o que fazer para que a marca ou o produto ganhem destaque? É aí que entra a importância do infoprodutor no desenvolvimento de conteúdos originais e de qualidade.
Esse profissional não precisa, necessariamente, ser um especialista em Marketing Digital. Ao contrário, o mais comum é que ele tenha bons conhecimentos em um determinado setor da economia. Ele conseguirá se diferenciar por causa da sua capacidade de comunicar bem ao público as características desse setor.
Então, quem produz conteúdo para a internet é infoprodutor?
Não necessariamente. Para que seja considerado um infoprodutor, o conteúdo que o profissional desenvolve deve ser considerado um produto. Nesse sentido, livros digitais, conteúdos de EAD ou webinários são exemplos de produtos, diferentemente de um simples vídeo do YouTube feito por um digital influencer ou por qualquer outra pessoa, de forma despretensiosa.
É bastante comum os infoprodutores firmarem parcerias com afiliados, ao anunciarem os seus produtos em troca de uma comissão.
E quais as vantagens de ser um infoprodutor?
Esse trabalho tem sido considerado por muitos a “profissão do futuro”. Algumas razões para isso são as seguintes:
Liberdade para determinar a rotina
A possibilidade de uma rotina flexível é um dos maiores atrativos desse trabalho. Além de proporcionar mais tempo para outras atividades, ou mesmo para curtir a família e amigos, o próprio profissional é quem planeja a execução do seu trabalho. Essa autonomia proporciona uma boa qualidade de vida para quem segue a profissão.
Trabalhar com o que se gosta
Imagine ser apaixonado por um tema e que possa ganhar dinheiro com isso sem precisar se submeter a normas corporativas? Ou fazer disso uma segunda fonte de renda, na qual é você quem determina as regras? Essa é mais uma das vantagens da carreira do infoprodutor.
Atividade com baixo custo
Quando comparado a negócios que exigem estrutura física, o investimento na infoprodução costuma ser significativamente mais baixo. Afinal, não é necessário um grande espaço físico, funcionários especializados ou estruturas sofisticadas para desenvolver o projeto que você tenha em mente. Basta um bom plano de negócios e bons equipamentos para produzir um conteúdo de qualidade, e você já pode dar início às suas atividades.
Aos poucos, você pode ir sofisticando o trabalho, no ritmo que achar adequado.
Bom potencial de retorno financeiro
É claro que não existem fórmulas mágicas para o sucesso financeiro. Nenhuma atividade proporciona altos rendimentos da noite para o dia, e, no caso da infoprodução, isso não é diferente.
No entanto, se você oferece um trabalho de qualidade direcionado ao público certo e com uma boa divulgação, há grandes chances de que consiga bons retornos financeiros para a sua atividade.
E como abrir uma empresa de infoprodutos?
Uma das primeiras coisas que você deve fazer para abrir uma empresa de infoprodutos é pesquisar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) adequado para o seu tipo de negócio. Alguns dos mais utilizados pelos infoprodutores são os seguintes:
– 8599-6/04: cursos ou treinamentos (para produção de cursos online e manuais, por exemplo);
– 5811-5/00: edição de livros (para quem elabora e-books);
– 6319-4/00: dados na internet, entretenimento, busca e outros conteúdos na web (para quem trabalha com esses tópicos);
– 7319-0/02: promoção de vendas (no caso de afiliados).
No entanto, existem diversas outras peculiaridades que devem ser observadas para abrir uma empresa do segmento. Por isso, se você está pensando em ser um infoprodutor ou em regularizar a sua atividade, a melhor forma de fazer isso é contar com o serviço de uma contabilidade especializada no assunto.
Quer saber mais a respeito? Então, clique no link abaixo e veja como a Copiloto Contabilidade pode ajudá-lo!
Copiloto | Entre em contato com a Copilto Contabilidade (copilotocontabilidade.com.br)