O TikTok virou febre no Brasil durante a pandemia e, após sua nova integração com plataformas de e-commerce e WhatsApp Business, ele pode ser um ótimo canal para vendas e publicidade.
Quando o Tik Tok surgiu em 2018, ainda com o nome de Musical.ly, ninguém imaginou que ele se tornaria uma das redes sociais mais utilizadas mundialmente. Dessa forma, a plataforma antes vista apenas como uma moda entre adolescentes vem se tornando um ambiente importante para o marketing de diversos influenciadores digitais e grandes marcas.
Agora, os usuários do TikTok poderão integrar seus sistemas de e-commerce, como Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX com a plataforma. Continue lendo este artigo até o final e saiba mais sobre essa nova oportunidade!
Números do TikTok no Brasil
Em março de 2022, o TikTok anunciou dois novos recursos muito aguardados por quem realiza vendas na internet. Sendo assim, quem utiliza o engajamento da rede social para se comunicar com clientes e vender serviços e produtos já pode comemorar, pois o TikTok pode se tornar mais uma oportunidade para negócios digitais.
Antes de mais nada, vamos descobrir um pouco mais sobre o sucesso estrondoso da rede social no Brasil.
Segundo novo levantamento realizado pela consultoria alemã Statista, atualmente o Brasil é o segundo país que mais utiliza o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China, país de origem da empresa que cuida do aplicativo, a ByteDance.
O levantamento afirma inclusive que atualmente há cerca de 5 milhões de brasileiros utilizando o aplicativo. O mais impressionante é que esse número deve aumentar até 2025.
Integração do TikTok com e-commerces e WhatsApp Business
Pela primeira vez, os lojistas agora poderão integrar plataformas de publicidade e comércio eletrônico ao TikTok. Plataformas como Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify e VTEX poderão ser utilizadas para apoiar as vendas online por meio do aplicativo. As integrações com Kyte e VTEX estarão disponíveis em abril.
Como vimos acima, em março de 2022 o TikTok anunciou que algumas plataformas de e-commerce e o WhatsApp Business poderão ser integradas à plataforma. Isso mostra que o aplicativo está ainda mais completo para quem possui uma loja virtual.
A novidade fez com que muitas empresas brasileiras enxergassem na rede social novas oportunidades de marketing. Desde o lançamento do TikTok Ads, a análise de dados e engajamento se tornou um alvo.
A verdade é que, no caso do Instagram e do Facebook, o TikTok entregar conteúdo de forma coerente e confiante é um dos trunfos do sucesso. Porém, com a possibilidade de vender e receber pagamentos por lá, o TikTok entrou no lobby oficial de quem quer aumentar suas vendas online.
Integração do TikTok com e-commerce
Apesar de a integração do TIkTok estar disponível para plataformas de e-commerces, ainda não são todas que têm essa integração. Porém, acreditamos que em breve, mais plataformas entrarão para a lista. Atualmente as plataformas que já suportam a integração são:
- Kyte;
- Loja Integrada;
- PrestaShop;
- Shopify;
- Tray;
- VTEX.
Você deve estar se perguntando como a integração é feita, não é mesmo? Portanto, você deve conectar o seu e-commerce ao seu gerenciador de anúncios do aplicativo, o TikTok Ads Manager, e assim ter todos os produtos da sua loja integrados à rede social.
Dessa forma, você poderá aproveitar a integração e muitos outros benefícios, como a criação de campanhas de vendas, retenção e tráfego. Além disso, a tecnologia do TikTok Ads ainda fornece o pixel do TikTok, e com ele você poderá acompanhar todas as adições e interações com a sua loja virtual.
Outro benefício dessa integração é que com essas conexões sendo enviadas para o TikTok de modo automático, farão com que haja cada vez menos divergências nos dados.
Pagamentos via TikTok
Além da integração entre plataformas, o TikTok também disponibilizou recentemente meios de pagamento no aplicativo, como cartões de crédito, boleto e também pagamentos via PIX.
Em março de 2022 a equipe do TikTok anunciou a novidade como uma maneira de apoiar micros e médios empreendedores, otimizando pagamentos e reduzindo os custos de taxas cobradas quando há movimentações por meio de cartão de crédito.
Por outro lado, como sabemos, o boleto não é uma das melhores escolhas, já que a mercadoria fica retida até que o pagamento seja confirmado, e muitas vezes o consumidor acaba não pagando o boleto.
Integração com o WhatsApp Business
Por último, a nova integração do TikTok permite a integração com o WhatsApp Business. A novidade facilita a comunicação entre clientes e marcas, aumentando a satisfação de ambos os lados.
Para aproveitar a novidade é preciso que os seus anúncios sejam segmentados apenas para maiores de 18 anos.
Conclusão
Como vimos neste artigo, o TikTok está se mostrando como uma oportunidade importante em estratégias de marketing para marcas, não só por sua eficiência mas também por seus resultados de alcance mundial. Sendo assim, é importante que as empresas aproveitem essa possibilidade como um novo canal de vendas e exposição.
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