Quais as vantagens do social commerce para o comércio online?

Se você já possui um comércio online, ou está pensando em empreender nesse segmento, precisa saber como funciona o social commerce. Trata-se de uma estratégia de vendas muito eficiente nos meios digitais que pode alavancar o faturamento do seu negócio.

Com essa ferramenta, a sua marca pode ganhar grande visibilidade e ser avaliada pelo público. Tudo isso contribui para aumentar a sua penetração de mercado e conquistar cada vez mais clientes.

A seguir, saiba o que é social commerce e entenda como esse processo pode ajudar a proporcionar uma boa experiência ao seu cliente!

O que é o social commerce?

Como o nome sugere, o social commerce é uma estratégia de vendas com foco nas redes sociais, como Instagram, Facebook ou WhatsApp, por exemplo.

A diferença entre essa forma de vendas e outros tipos de e-commerce é que o cliente não precisa sair da rede social para concretizar a compra. Em vez disso, ele permanece na rede social e tem a opção inclusive de avaliar tanto o produto quanto o atendimento que recebeu na hora da compra.

Importância dessa estratégia

Uma das grandes vantagens do social commerce é a prova social (o famoso feedback do cliente), tão importante nas redes sociais.

Cada vez mais, as redes sociais exercem influência no comportamento do consumidor, seja pelo boca a boca entre amigos ou mesmo pela manifestação de formadores de opinião. Ao ter avaliações positivas, a sua marca conquista autoridade e passa confiança para os consumidores, o que se reflete positivamente nas suas vendas e resultados.

Segundo estudo realizado pela Hootsuite e We Are Social e divulgado pela plataforma CupomVálido, o Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais no mundo. Por aqui, a média de utilização diária é de 3 horas e 42 minutos, só perdendo para Filipinas e Colômbia.

Essa informação não chega a ser uma surpresa. Outra pesquisa, realizada pela plataforma de mídia Digital Turbine, mostrou que 20% dos brasileiros não ficam longe do celular por mais de 30 minutos. Dá para ter ideia da diferença que o social commerce pode fazer para as suas vendas, não é mesmo?

Como fazer o social commerce?

Existem diferentes formas de adotar essa estratégia de vendas online. A forma mais básica é entre pessoas, por meio de anúncios em plataformas como OLX, Mercado Livre, Enjoei, entre outras.

Outra forma são as compras coletivas, que despontaram com força no início dos anos 2000 por meio de aplicativos como Peixe Urbano ou Groupon. Essa estratégia é baseada principalmente em promoções por tempo limitado.

Porém, uma das formas de social commerce que mais cresce hoje em dia é justamente a realizada nas redes sociais. A seguir, veja como funcionam algumas das mais utilizadas.

Instagram e Facebook

Em ambas, é possível ter uma loja virtual dentro da própria rede, na qual se pode adicionar produtos e montar uma galeria.

O Facebook Shops, por exemplo, oferece aos usuários a possibilidade de criar lojas virtuais a partir da própria conta, seja ela pessoal ou comercial. Essa funcionalidade ainda permite criar vitrines virtuais personalizadas e totalmente gratuitas. Além disso, essas lojas conseguem interagir com outros aplicativos do grupo, como o Instagram, WhatsApp e Messenger.

Já o Instagram permite que se possa marcar os produtos nas fotos tanto no feed quanto nos stories. Isso dá excelente visibilidade às mercadorias, pois o usuário consegue acessá-las de forma muito prática.

Pinterest

Da mesma forma que o Facebook e Instagram, o Pinterest funciona muito bem no social commerce. Os recursos disponíveis da loja do Pinterest permitem que seja efetivado todo o processo de vendas, desde a criação de anúncios até o acompanhamento de dados de tráfego.

O tema é extenso, e há muito mais o que falar sobre social commerce. Se você se interessa pelo tema, dê uma olhada no conteúdo abaixo e deixe seus comentários com dúvidas ou sugestões sobre o que mais gostaria de saber a respeito!

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