A margem de contribuição é um importante indicador para as empresas. Ele mostra se um negócio está gerando resultados suficientes para quitar seus custos e ainda ter capital para gastar ou investir.
Com a ajuda da margem de contribuição, a empresa ainda pode saber se um produto ou serviço está precificado corretamente e obtém dados valiosos para criar uma estratégia de venda eficaz.
Se quiser entender mais sobre ele, seus efeitos na empresa e como fazer o cálculo, então acompanhe o artigo de hoje.
Conceito de margem de contribuição
A margem de contribuição nada mais é do que o ganho bruto sobre as vendas. Ela é o que sobra depois de se descontar os custos de produção e as despesas variáveis (impostos sobre produtos).
E essa quantia que sobre é a que será usada para realizar o pagamento dos gastos fixos da empresa. Tal quantia é ainda a que seria usada para constituir os lucros dos sócios e dos acionistas da empresa.
Desse modo, a margem de contribuição se trata de um indicador essencial para a análise do desempenho do negócio.
Com esse instrumento, é possível calcular a média da margem de contribuição de cada produto ou serviço ali. Também é possível fazer esse cálculo de modo geral. E mesmo que você entenda um pouco, é crucial contar com um contador.
E por meio desse cálculo será possível saber sobre os lucros do negócio, dar preço para produtos e serviços, criar estratégias de vendas que gerem resultados, etc.
Custos e despesas: entenda as diferenças
Para entender sobre a margem de contribuição, é necessário diferenciar custos e despesas. Mesmo que em muitos casos esses dois sejam apresentados como sinônimos, eles possuem suas diferenças.
O custo, em resumo, se trata do que a empresa gasta para a produção de bens ou serviços. Enquanto isso, as despesas se tratam dos gastos que se têm para manter a empresa funcionando. Logo, as despesas não causam impactos diretos no produto final.
Aplicações da margem de contribuição
Depois de entender mais sobre esse instrumento, vejamos em quais situações ele é fundamental.
Avaliação da lucratividade de uma empresa
Como dito, a margem de contribuição ajuda a avaliar quanto lucro uma empresa possui. Será que seu negócio consegue cobrir os custos com o que gera?
Quanto maior for a sua margem de contribuição, então mais lucro haverá no negócio. Mas se o lucro bruto for menor do que as despesas, então o negócio não é lucrativo, havendo prejuízos. Nesse caso, é importante revisar as finanças da empresa.
Precificação dos produtos e/ou serviços
Com a ajuda da margem de contribuição também é possível determinar um valor mínimo para as vendas. Em outras palavras, ele ajuda a estipular o quanto uma empresa deve cobrar nas vendas a fim de cobrir despesa e custos e, ainda, obter lucros.
As margens de contribuição podem ser realizadas em cada produto, de modo individual. Ou, se preferir, há como realizar esse cálculo para todos os produtos comercializados, com base no modelo de negócios.
Mas para a realização do cálculo com esse objetivo, cabe ainda considerar o histórico financeiros dos últimos meses.
Determinação do break even
O uso da margem de contribuição é ainda essencial para a determinação do chamado break even ou ponto de equilíbrio. Ele se trata do ponto onde as vendas se mantém em igualdade com despesa e custos.
Quando um negócio está nessa fase, então isso quer dizer que ainda não há resultados financeiros, contudo a empresa já é algo sustentável e começará a ter lucratividade em breve.
Mas como é calculado esse ponto de equilíbrio? Para isso basta usar a seguinte fórmula:
Despesas fixas / margem de contribuição = Break even (ponto de equilíbrio).
Com isso será possível determinar qual o volume de vendas mínimo e também o preço mínimo de produtos e serviços para conquistar esse ponto de equilíbrio.
A margem de contribuição ajuda na elaboração de estratégias de vendas
Há ainda como usar a margem de contribuição para elaborar estratégias para aumentar as vendas no negócio.
Quando você calcular a margem de cada produto, então se pode saber quais os produtos ou serviços que mais geram custos. E a partir daí se pode criar descontos estratégicos, como os que tenham foco em ajudar um produto parado em estoque a gerar vendas, criar liquidações, etc.
Além disso, esse instrumento ajuda as indústrias a saberem quais produtos devem produzir mais e quais precisam ser descontinuados.
Logo, se a sua empresa precisa realizar campanhas, promoções, etc., é muito importante contar com a margem de contribuição. Então é essencial ter um profissional cuidando disso para você.
Como calcular a margem de contribuição?
Existe uma fórmula usada para realizar esse cálculo e ela é a seguinte:
Margem de contribuição = valor das vendas – (despesas variáveis + custos variáveis). Veja o exemplo a seguir para ilustrar esse cálculo:
MC = 32 – (15+5)
MC = 32 – 20
MC = 12
Então, no exemplo acima, a margem de contribuição seria R$ 12,00.
Mas o que fazer com esse número agora?
Então, agora basta realizar uma projeção de vendas para um período e depois retirar a margem de contribuição gerada por meio da venda dos produtos ou serviços do total de despesas administrativas, veja um exemplo a seguir:
– Uma empresa paga mensalmente de despesas fixas R$ 3 mil. Então essa empresa comercializa 200 unidades de um produto no mês. Basta agora pegar os 200 e multiplicar pela margem de contribuição: 200 x 12 = R$ 2.400,00.
No exemplo acima, se teria um resultado ruim, com R$ 600,00 de prejuízo, posto que a margem do produto não é suficiente para arcar com as despesas.
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